quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Fomentando novos hábitos

A gripe A, nome realmente interessante, pois na minha modesta opinião esta estirpe do vírus da gripe devia chamar-se Gripe O, está, já há algum tempo a dominar as conversas banais dos comuns portugueses.
Habitualmente, as pessoas que não tem nada para dizer usam expressões como " O dia hoje está bom, solinho." e agora, devido a este fenómeno usam "Já viu bem esta gripe. Muito chato. Já agora! Já tem máscara? Olhe tenho uma lá em casa girissíma, verde e branca."
Penso que, um suposto problema real de saúde pública, deve levar as pessoas a dialogar sobre ele. Até aí tudo bem. Mas a discussão acaba, como sempre, a descambar para factos de menor importância, como a máscara, e as suas características.
Excusado será dizer que os "Senhores das Máscaras", como já são conhecidos os atenciosos funcionários dos locais de vendas desses indispensáveis utensílios para a integridade física dos portugueses, estão radiantes. Não, obviamente com o excesso de trabalho e de vezes que dizem "Já pedimos mais, porque só ontem vendi 100.000 para a comunidade cígana do Alentejo". Quando ouvi isto pensei "Bem, um acto altruísta destes, entre uma comunidade destas, merecia aplausos veementes de toda uma sociedade", mas depois de 10 segundos voltei-me para mim mesmo e decidi pesquisar. Será que o Alentejo tem tantos? Fui informar-me, como cidadão que acha que deve andar informado e que adora números. O Alentejo tem 10.000, ou seja, aproximadamente 2,5% da população residente. Alto lá. Afinal, estes senhores compraram as máscaras mas para fazer negócio. Fiquei triste! Muito triste! Não por agora as máscaras custarem mais caras e virem com cheiro a fumo e courato, mas porque demorei mais de 10 segundos para me convencer de que tão heróico acto pudesse vir dessa banda.
Mas os homens estão certos e penso até que José Sócrates devia usar o QREN para apoiar uma iniciativa como esta de criação de riqueza para uma comunidade local e de investimento em novos negócios. Meus amigos e inimigos também, porque eu não discrimino ninguém, há que louvar pessoas com visão empresarial.
Aliás, esta gripe está a ser uma grande Oportunidade para a fomentação de novos hábitos.
Agora, cada um escolhe os seus, e os meus seguramente não serão andar com uma máscara ridícula a apregoar a desgraça iminente.

Sem comentários:

Enviar um comentário