sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Coisas de pobre

Fico muito triste com muitas das coisas que se passam no nosso país. Não com todas porque o benfica ainda me consegue dar alegrias. Caso contrário nem sei que dizer. O futebol tem esse dom de aliviar certas tristezas, especialmente nos países pobres como portugal, em que poucas coisas são motivo de orgulho. Um pouco à imagem do Brazil. Às vezes até parece que foram eles que nos colonizaram. Sinceramente, não sei se nao teria sido melhor, especialmente em termos de riqueza genética. Voltando ao futebol, que necessidade têm Portugal de andar a gastar dinheiro em candidaturas à Organização do Mundial com a Espanha. Este estigma de pobre armado em rico tem de acabar. Vamos gastar mais uns milhões só no logótipo e no dossier. Realmente nunca vi um dossier tão caro, mas deve ser mais algum estigma de pobre armado em rico. Os ricos hoje e sempre pouparam nas alturas de crise, sem medo, sem problemas de consciência. Já os pobres esbanjam, pois pensam que é o que os ricos fazem. Lá nisso nós e os brasileiros somos irmãos. No faz de conta que somos uma coisa e depois.......
Não é que o logótipo esteja feio, mas canalizar esses milhões para investir no desenvolvimento do país, especialmente nas regiões interiores do mesmo era claramente uma coisa mais inteligente, ousada, sem dúvida, quebrando com o passado, inovadora. Penso que Portugal e os seus governantes são tudo menos inovadores e inteligentes. Nós temos neste país "deja-vús" constantes de políticas sem nexo, de despesismo, de má governação dos dinheiros públicos e de um sem número de idiotices constantes. E digo-vos mais. Eu amo o futebol como um dos desportos mais interessantes do mundo e até como fenómeno cultural que arrasta multidões, mas isso não me dá o direito de ser irresponsável perante o meu país e de hipotecar o seu futuro. 2018 está logo ali e temos ainda o novo aeroporto, o TGV, que já são obras megalómanas, que se não forem complementadas com outos investimentos que as potenciem, estão condenadas ao insucesso e mais uma vez pairará a desgraça na utilização dos dinheiros de todos nós.
Por tudo isto e mais algumas coisas que não vou dizer agora; não podemos contar tudo, sou contra a candidatura de Portugal ao Mundial de futebol. Deixem os espanhóis, que são ricos a tratar disso, pois como o mundo está ainda ganhamos e aí é que as despesas vão aumentar.
Não vêem o que sucedeu ao Brasil. Começou a brincar e a oferecer bahianas e gaúchas aos júris que achando que aquilo era a sério "ofereceram" ao Brasil (país em desenvolvimento) a organização do próximo mundial 2014, há semelhança do que tinha sucedido com os dos JO de 2016. Nem imagino o que o Lula deve ter prometido aos júris dos JO, mas não deve andar longe de: 20 musas brasileiras desfilando de gola alta na ilha de Fernando de Noronha ao luar para cada um. Eu nunca me deixaria comprar, a menos que fossem 40 musas só para mim e de biquini brasileiro, porque de golas altas tou eu farto.

Sem comentários:

Enviar um comentário