quinta-feira, 22 de abril de 2010

A inteligência ainda vale alguma coisa

O Inter de Milão de José Mourinho está este ano mais forte, claramente, que no ano passado, isto no que diz respeito à caminhada na prova rainha da UEFA. Mourinho aprendeu algumas lições do ano passado, o que mostra que é um homem inteligente. Se houvesse dúvidas, elas ficaram dissipadas. O Inter do ano passado que perdeu com o Manchester United nos Oitavos de final era uma equipa sem maturidade, verdinha, pouco entrosada, não tinham entendido que jogar nesta competição (Champions) era completamente diferente de jogar o Calcio de Itália. Este ano, o Inter, entendeu isso logo desde o inicío (excepção feita ao jogo de milão com o Barcelona, mais por medo do que por falta de principios de jogo) e a caminhada aí está. Eliminaram o Chelsea e o Barça está quase. Digo-vos sinceramente que, se o Barça não for ajudado, vai ter muitas dificuldades em passar a eliminatória. Na Champions/Liga Europa o jogo é diferente, mais tático, mais inteligente e as equipas têm de mostrar os atributos todos (especialmente os dos treinadores).
Vejamos o Benfica de JJ. O Benfica perde a eliminatória com o Liverpool porque JJ não tem experiência europeia. Ele e os jogadores empolgaram-se e estes jogaram sem precisar da mais valia do seu treinador. Aliás, o discurso era mesmo que a Liga Europa não era prioritária, por estes motivos que vos tou a dizer (inteligentemente JJ conhece-se a si próprio e isso é uma vantagem tremenda. Não é vaidoso. Trabalha em cima do que conhece. Parabêns). No futuro próximo JJ vai ter de ganhar esse tipo de maturidade, porque o Benfica exige isso. Qualidade existia e de sobra, como se viu em Marselha. Já Benitez, é muito forte neste aspecto, muito inteligente, dou-lhe os meus parabêns aqui (onde posso)! As suas equipas em jogos a eliminar são muito complicadas, pois entendeu já há muito tempo estas andanças, só não ganhará a Liga Europa se os jogadores não quiserem e com isto dêem um sinal de que o ciclo Benitez chegou ao fim.
Deixo aqui escrito, também, o meu apreço a Carvalhal. Homem inteligente, verde ainda, mas inteligente. Viu-se na Europa, eliminou o Everton e não perdeu com o Atlético, enquanto que no campeonato simplesmente não conseguia fazer mais. Nem ele nem ninguém conseguiria.
O Sporting vai mais uma vez dar um tiro no pé ao contratar mais um treinador "verde". Não digo que não tem qualidades, mas é verde. Não tem "peso" ainda. O Sporting não é o Paços, nem o Guimarães. Aliás, o Guimarães não está a fazer nada de especial. Ok. Joga futebol aberto e bonito - dizem vocês! Também o Olhanense, do "bicho", joga e com jogadores mais baratos, mais jovens e menos batidos. Parabêns ao "bicho". Não sou sportinguista, mas se fosse, estava triste, porque vais ser o mesmo fado, não tenham duvidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário